Sanesul participa de debate sobre qualidade da água na ALMS

25/04/2019 14:59:39

O diretor de Operações, Onofre Assis, em debate na ALMS

O diretor de Operações, Onofre Assis, esclareceu dúvidas sobre o controle da qualidade da água que é fornecida pela empresa aos seus clientes, durante a 1° reunião do ano da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul, proposta e coordenada pelo deputado Renato Câmara (MDB), realizada na quarta-feira (24) na Assembleia Legislativa.

Representando a Sanesul, Onofre explicou como a concessionária realiza a análise das amostras coletadas e como os resultados seguem os padrões exigidos por Lei.

“Para levar água de qualidade até a torneira do consumidor, a empresa investe constantemente em tecnologia e equipamentos para serem usados no tratamento. Para controle dos padrões de potabilidade nós temos 11 laboratórios, sendo um central em Campo Grande e outros 10 nas regionais. Nessas localidades são processadas mensalmente mais de 8 mil análises/mês, realizadas várias vezes ao dia, todos os dias da semana, por profissionais capacitados para garantir que o consumidor tenha a melhor água para consumo”, explicou.

O debate foi promovido em razão de esclarecer diversas dúvidas que foram levantadas em uma reportagem que apontou a presença de agrotóxicos na água consumida no país, incluindo MS. Inclusive, sobre alguns dados que foram divulgados equivocadamente de água ainda em condição bruta, ou seja, que não tinham sido analisados.

Com as informações devidamente esclarecidas, houve sugestões que apontam novos caminhos para aperfeiçoamento das futuras análises.

Assista a reportagem no canal da ALMS abaixo:

O diretor da Sanesul reafirmou o compromisso da Sanesul com a qualidade da água fornecida.

“Tralhamos com responsabilidade, o produto fornecido encontra-se dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação brasileira. A vigilância da Secretaria de Estado de Saúde faz a contraprova do material coletado. Dentro do que a legislação determina, estamos nos padrões recomendados”, confirmou Onofre.

O debate também contou com a presença do representante da Águas Guariroba, Cleiton Bezerra, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA-MS), Dirson Artur Freitag, representante da secretaria de saúde, Karyston Adriel, entre outros membros de instituições interessadas no assunto.