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Sanesul participa da Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação, em Brasília

Evento realizado na Capital Federal teve como objetivo discutir assuntos referentes ao trabalho das ouvidorias e de temas de acesso à informação
Escrito por ACOM/SANESUL
20/09/2016 11:25:00    


Evento contou com palestras, oficinas e atividades relativas ao trabalho das ouvidorias

Sanesul participou, entre os dias 13 a 15 de setembro, na Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília, da Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação, realizada pela Ouvidoria Geral da União (OGU), em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e a Rede de Transparência e Acesso à Informação (RTA). O objetivo do evento foi ampliar o conhecimento e a discussão de assuntos referentes ao trabalho das ouvidorias e de temas de acesso à informação, para buscar melhorias dos serviços prestados à sociedade. O evento contou com palestras, oficinas e atividades relativas ao trabalho das ouvidorias.

A gestora de processos Sandra Escobar Calarge foi a Brasília para representar a Empresa. De acordo com Sandra, o evento foi uma oportunidade de compartilhar experiências e aprimorar o trabalho da Ouvidoria da Empresa. “A participação da Sanesul no evento foi extremamente importante e proveitoso para o desenvolvimento profissional. Ficou claro que a ouvidoria em uma organização, seja ela pública ou privada, deve ser reconhecida como instrumento de participação social. A ouvidoria é o primeiro sintoma de que a empresa vai bem ou não na visão do cliente e através do uso de técnicas especificas de abordagem e tratamento das informações, ela pode agir de forma preventiva, contribuir para tomadas de decisões e fazer colaborar com o sucesso do planejamento estratégico da Empresa”, concluiu. 

No primeiro dia (13) de evento, foi realizado o Seminário Interamericano de Transparência e Acesso à Informação, voltado para temas como dados abertos, proteção aos dados pessoais, transparência de informações, trabalhos das ouvidorias, tratamento de denúncias, rede de ouvidorias, integração digital, abuso de direitos à informações, leis e normativas que regulamentam a LAI (Lei de Acesso à Informação).

Já no dia 14, o evento contou com quatro oficinas temáticas sobre Jurisprudência e Proteção de Dados Pessoais, promovida pela OEA, e as outras três realizadas pela OGU, que abordaram Tratamento de denúncias em ouvidoria, Solução pacífica de conflitos e Participação e Controle Social em Estatais. 

Para fechar o encontro, no dia 15, foi realizada a II Reunião Geral de Ouvidorias 2016, com apresentações dos resultados das oficinas e mesas de debates, como Boas Práticas em Ouvidoria, Inovando para Ouvir e Abuso de Direito na relação entre Administração e Cidadão.


Canais de Atendimento ao Cliente

A Sanesul mantém, desde 2008, a Agência Virtual no site da Empresa, onde os clientes têm acesso a diversos serviços como emissão de 2º. via de conta, solicitação de reparos, avisos de vazamentos, entre outros. 

Além desse canal de comunicação, a Sanesul conta com escritórios de atendimento aos clientes, e também uma Central de Atendimento ao Consumidor, que funciona 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, no telefone 0800 67 6010. 
A Agência Virtual pode ser acessada pelo seguinte endereço eletrônico: http://agencia.sanesul.ms.gov.br/



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