Sanesul marca presença no “I Encontro Regional de Vigilância da Qualidade de Água para Consumo Humano”

Evento contou com a participação de representantes de diversas instituições, entre elas, MPF, Trata Brasil e Coordenação Geral de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
22/11/2018 17:21:00

Gerente falou do saneamento em MS

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) marcou presença no “I Encontro de Vigilância da Qualidade de Água para Consumo Humano”. O evento ocorreu entre os dias 19 a 21 de novembro, no município de Bonito, e teve a participação de representantes de diversas instituições do MS, SP, GO, MT e DF.

Na ocasião, a estatal foi representada pela gerente de desenvolvimento empresarial, Marcia Helena Mello Santana, que fez uma apresentação institucional da Sanesul em relação ao saneamento e desenvolvimento no Mato Grosso do Sul.

"Apresentamos o perfil e as diretrizes estratégicas da empresa, os bons níveis de investimentos que temos realizado nos sistemas de abastecimento e de esgotamento sanitário. Vamos continuar a investir nos próximos anos para universalizarmos o atendimento em esgoto em todos os 68 municípios em que atuamos. Foi uma boa oportunidade para que os técnicos da vigilância em saúde conhecessem a Sanesul no MS e o compromisso em manter continuamente a excelência na qualidade da água, pois a empresa possui 10 laboratórios regionais e 1 laboratório central equipados para controlar os parâmetros definidos na legislação”, ressaltou Marcia Helena.

O 1° Encontro de Vigilância da Qualidade de Água para Consumo Humano foi realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SGVS), Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental (CVA) e Gerência Estadual da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua).

O gerente estadual do Vigiagua/MS, Serafim Maggioni Junior, disse que o evento cumpriu com o objetivo esperado.

“As apresentações bem como os debates dentro dos temas propostos foram de um nível alto.

Responsáveis pelo Vigiagua nos municípios estiveram presentes

Esse encontro foi de grande valia porque discutimos os avanços e os desafios relacionados ao monitoramento da qualidade da água no Mato Grosso do Sul”, disse ele.

Sanesul

A Sanesul está presente em 68 municípios e 60 distritos do MS. Atualmente, atende mais de 1,5 milhão de habitantes no MS por meio de 570 mil ligações de água e 163 mil ligações de esgoto, perfazendo um índice de 99% de cobertura de água e 43% de cobertura de esgoto.

1° Encontro Regional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano