ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: SAC0800@SANESUL.MS.GOV.BR

Sanesul investe em equipamentos e tecnologia para inovar sistema de abastecimento de água em Bonito

Projeto de otimização dos serviços de fornecimento de água tratada está em andamento no município, e prevê ações que irão permitir ganho no gerenciamento da distribuição
Escrito por ACOM/SANESUL
17/12/2020 09:15:07    


Foto: Acom

Entrega dos equipamentos e veículos ocorreu na tarde de quarta-feira, dia 16, com a presença de representante da Caixa e a diretoria da Sanesul.

A Sanesul entregou novos equipamentos e veículos para a unidade de Bonito com o objetivo de reforçar os trabalhos de manutenção e melhorias do sistema de abastecimento de água da cidade.

A empresa fornece água tratada de forma universalizada na cidade e, visando a otimização dos serviços prestados, está executando um projeto de readequação do sistema com foco na redução em perdas de água tratada. A estatal está fazendo investimentos e tem metas de redução dos indicadores de perdas de água, inclusive no próprio consumo de energia.
 
A primeira etapa do projeto consiste na compra de equipamentos necessários para execução dos serviços. Na próxima fase as equipes passarão por treinamento para cada atividade específica.
 
No projeto, estão previstas diversas ações tais como: execução de setorização da distribuição de água (processo em que o sistema é dividido em diversos subsistemas denominados de distritos de medição e controle -DMC ); a substituição de hidrômetros; instalação de novos equipamentos de gerenciamento de pressão; e implantar no município a telemetria (uma tecnologia avançada online de monitoramento, que a Empresa utiliza para acompanhar em tempo real o sistema de abastecimento de água), entre outros.
 
"A Sanesul está buscando tecnologias e investindo em infraestrutura que melhore os índices de perdas nas cidades operadas. Atualmente, o combate às perdas de água é um grande desafio para as companhias. Convênios como este com a Caixa nos possibilitam obter os recursos necessários para a implantação desse projeto em Bonito", comentou o diretor presidente da Sanesul Walter Carneiro Jr.

Segundo o diretor comercial e de operações da Sanesul, Onofre Assis de Souza, a estatal busca cada vez mais aprimorar a sua eficiência nos serviços prestados.

"Todas essas mudanças irão permitir um ganho no gerenciamento da distribuição de água em Bonito, cidade turística que é referência em saneamento com serviços de água tratada e esgotamento sanitário universalizados. Este projeto é um trabalho construído em equipe, a partir de dados e informações locais, que nos permitem identificar os problemas no sistema de abastecimento, elaborar planos e programas de melhorias, e beneficiar toda a cadeia produtiva de água tratada”, destacou o diretor.
 

A entrega dos equipamentos e veículos ocorreu na tarde de quarta-feira, dia 16, com a presença do representante da Caixa Econômica Federal Rodrigo Cunha, da diretoria da Sanesul e empregados da Sanesul. 


INVESTIMENTO EM POÇOS - Este ano, a Sanesul também investiu na ampliação da produção de água perfurando mais dois poços na cidade, o BON-015 e o BON-016.
O BON-016 tem capacidade de produção de 72 mil litros/hora e esta localizado no centro da cidade, no Bairro Boa Vista, e vai abastecer o reservatório central de Bonito.

Equipe da Unidade Sanesul Bonito

Já o BON-015 está na área do Solar dos Lagos, com uma vazão de até 15 mil litros/hora.

LEIA MAIS SOBRE- http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/bonito-sanesul-perfura-poco-com-vazao-de-72-mil-litros-por-hora

 

Referência em saneamento  - Considerada a Capital do Ecoturísmo, Bonito também é referencia em saneamento. O Município possui os serviços de distribuição de água e de esgotamento sanitário universalizados. Ou seja, todas as residências possuem acesso à água tratada e coleta e tratamento de esgoto sanitário. A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) é a responsável pela operação dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no município e investimentos no setor. 

Matérias relacionadas com Bonito: 

07/12/2020 10:20:38 - Retrospectiva: Em 2020, Sanesul investiu na produção de água e poços em vários municípios de MS

19/11/2020 10:00:38 - Sanesul fará melhorias na rede de distribuição de água em uma região de Bonito

18/11/2020 08:39:28 - Sanesul perfura poços e amplia capacidade de produção nos municípios

17/11/2020 11:02:19 - Bonito: Sanesul perfura poço com vazão de 72 mil litros por hora

02/10/2020 07:59:30 - Bonito completa 72 anos com universalização dos serviços de água tratada e coleta do esgoto






A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.