Sanesul inicia ações de combate à perdas em Dourados

A meta é reduzir em cerca de 10% o índice de perdas em Dourados até o final do ano. As ações tiveram início nesta terça-feira (17) no bairro Canaã I
17/05/2016 17:10:00

Funcionários verificam hidrômetro

Uma das diretrizes da Sanesul, que consta no Plano de Metas da Empresa estipulado junto ao Governo do Estado, é reduzir as perdas de água tratada em todas as localidades onde atua. Em Dourados, o gerente regional Paulo Roberto Nepomuceno reuniu nesta segunda-feira (16) cerca de 70 funcionários da Gerência para colocar em prática o plano de ação para combater as perdas na cidade, de forma a atingir resultados que impactarão sobre o índice de perdas da Sanesul como um todo.

De acordo com o gerente Paulo Nepomuceno, a meta é reduzir em cerca de 10% o índice de perdas em Dourados até o final do ano. As ações tiveram início nesta terça-feira (17) no bairro Canaã I, onde devem seguir até o próximo dia 30. Em junho, as equipes percorrerão, ao longo de todo o mês, o bairro Cachoeirinha.

"Escolhemos estes dois bairros porque juntos representam o distrito de medição com maior índice de perdas de água. Os funcionários da Sanesul visitarão todas as casas para verificar se existem vazamentos, irregularidades nos hidrômetros, nos registros, ligações fora de padrão, fazer o nivelamento de cavalete, entre outras verificações. Quando finalizar o bairro Cachoeirinha em junho, vamos avaliar os resultados e definir a logística para dar continuidade na ação", explicou o gerente.

E para contar com o apoio das demais instituições durante as ações de combate à perdas, nas quais os funcionários da Sanesul visitarão todas as casas para fazer as verificações, Paulo Nepomuceno se reuniu na manhã de hoje (17) com o promotor Eteocles Brito de Mendonça Dias Junior, da 10ª Promotoria de Justiça de Dourados, para conversar sobre o tema.

Foram destacados para os trabalhos em Dourados quatro técnicos da Gerência de Sistemas de Abastecimento de água, dois  técnicos da Gerência Comercial, uma equipe da Gerência Regional  de Dourados com encanador e outra com dois agentes técnicos operacionais, além de uma retroescavadeira. Também foi determinada a instalação de válvula de pressão em cinco áreas da cidade.

Perdas de água

Sistemas de abastecimento apresentam perdas, ao longo dos quilômetros pelos quais se estendem as redes de água, que acontecem por vazamentos ou extravasamentos nas unidades operacionais do sistema (perdas reais), ou quando a água que é distribuída para os usuários não é contabilizada, devido a submedição e fraudes (perdas aparentes).

A redução de perdas mais significativas, além de evitar desperdício de água tratada, contribui para outros investimentos, como expansão do atendimento em água potável e esgotamento sanitário, garantindo saúde, desenvolvimento socioeconômico e evitando danos ao meio ambiente.