Sanesul finaliza obras da ETE de Anastácio e faz entrega para população

Estação de Tratamento de Esgoto de Anastácio foi entregue pelo Diretor Presidente da Sanesul
02/07/2020 16:33:59

Walter Carneiro Jr. falou da importância do saneamento e sua influência na saúde pública de Anastácio

A Estação de Tratamento de Esgoto de Anastácio foi entregue na manhã desta quinta-feira, 02 de julho pelo Diretor Presidente da Sanesul, Walter Carneiro Jr. e o Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel. O evento foi acompanhado pelo Prefeito de Anastácio, Nildo Alves, demais autoridades e moradores do município.

Outras obras de esgotamento também foram finalizadas como os 4.788 metros de rede coletora de esgoto, 200 ligações domiciliares, duas estações elevatórias e 2.320 metros de linha de recalque.

Orçado em R$ 6.595.523,93 com recursos da FUNASA e Sanesul, este pacote de obras de coleta e tratamento do esgoto doméstico irá beneficiar as famílias de Anastácio com melhores condições no ambiente onde vivem.

Sabendo da importância do saneamento e sua influência na saúde, qualidade de vida e no desenvolvimento da sociedade como um todo, Walter Carneiro explicou que elas fazem parte do projeto de universalização do esgotamento que o Governo do Estado e a empresa estão colocando em prática em MS.

“O Governo do Estado nos deu a missão de universalizar o serviço de esgotamento sanitário e aqui estamos fazendo entregas de obras que estão dentro do nosso cronograma. Hoje, entregamos a ETE que atenderá toda Anastácio, e assim tem acontecido em outros municípios. Com gestão eficiente faremos de MS o primeiro Estado do Brasil a ter 100 % de saneamento em água e esgoto. É muito mais desenvolvimento e muito mais qualidade de vida para a população. Reafirmo que, o papel de investir em qualidade de vida e fazer gestão em saneamento é a meta de desenvolvimento da Sanesul”.

Mais recursos - Em breve, a empresa deverá começar novas obras de rede coletora, 23km, e mais 1.386 novas ligações. São mais R$ 5,2 milhões do programa Avançar Cidades. Após o término de todas elas, em 2021, a cobertura de esgotamento da cidade deverá ultrapassar os 50%.

Também participaram da entrega da ETE o secretário estadual de Gestão Política, Sérgio de Paula; os deputados estaduais Paulo Corrêa, presidente da Assembleia Legislativa, e Felipe Orro; os deputados federais Beto Pereira e Rose Modesto; e o reitor da UEMS, professor Laércio Alves de Carvalho.

O Prefeito de Anastácio, Nildo Alves agradeceu o empenho de todos.

A Deputada Federal Rose Modesto, comentou sobre os investimentos e esforços do governo estadual pela universalização dos serviços de água e esgoto.