Sanesul executa projeto de setorização em Inocência

A setorização divide o sistema de abastecimento em distritos, diminuindo impactos causados durante a manutenção nas redes, como desabastecimento, e combatendo as perdas de água através da redução da pressão nas tubulações
16/11/2016 10:06:00

Extensão de rede na Rua Duca Valadão

Com o objetivo de reduzir as perdas de água tratada e facilitar a manutenção do sistema de abastecimento de água, a Sanesul realizou obras de setorização em Inocência. A setorização divide o sistema de abastecimento em distritos, diminuindo impactos causados durante a manutenção nas redes, como desabastecimento, e combatendo as perdas de água através da redução da pressão nas tubulações.

A execução das obras foi realizada pela equipe da Gerência Regional de Paranaíba, a partir de projeto realizado pelos engenheiros da Gerência de Sistemas de Abastecimento de Água. Foi executada a primeira etapa da setorização, que dividiu o abastecimento da cidade em Zona Alta e Zona Baixa. Está prevista ainda a implantação Setores de Manutenção em Inocência, ou seja, subdivisões das zonas de pressão alta e baixa em áreas menores, para que as paradas para manutenção tenham efeitos pontuais, não sendo necessário parar todo o sistema para reparo de um vazamento, por exemplo.

“Com essa mudança, esperamos a redução das perdas reais, causadas por vazamentos, que é diretamente proporcional à pressão existente na rede. Esse projeto já estava aguardando para se concretizar a algum tempo, e foi muito importante a Gerência Regional de Paranaíba conseguir se mobilizar e executá-lo com sua equipe. Além da redução da ocorrência de vazamentos com a adequação das pressões, e assim das perdas, também esperamos uma redução dos custos com energia na localidade, tendo em vista que uma parte das ligações passa a ser abastecida pelo reservatório apoiado sem a necessidade de bombeamento desse volume”, completou o gerente de Sistemas de Abastecimento de Água, Elthon Santos Teixeira.