Sanesul e prefeitura de Três Lagoas se reúnem para alinhar os investimentos em saneamento

Com grandes obras de esgotamento sanitário e aumento da capacidade no abastecimento de água tratada do município, a terceira maior cidade de Mato Grosso do Sul passa por uma grande transformação de infraestrutura
21/01/2021 09:47:58

O prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro, esteve na sede da Sanesul em Campo Grande para alinhar investimentos que transformam o terceiro maior município de Mato Grosso do Sul

Três Lagoas é exemplo de que investimento em saneamento transforma a realidade de uma cidade e contribui para o seu desenvolvimento. A cidade que mais cresce no MS, também é o maior canteiro de obras da Sanesul.

Esta semana, prefeito e presidente da Sanesul se reuniram para alinhar os novos investimentos programados para 2021.

Juntos, Governo Estadual e Sanesul investem de forma consistente no setor de abastecimento de água tratada, bem como no esgotamento sanitário: apenas na atual gestão estadual são R$ 154 milhões de reais.

Neste momento, há R$ 71,4 milhões sendo aplicados na execução de obras.

Estão previstas novas obras para manter a universalização do fornecimento de água tratada à população, mas principalmente para ampliar a rede de cobertura de coleta e tratamento do esgoto, obras que estão ocorrendo em vários bairros.

ESGOTAMENTO SANITÁRIO - a Sanesul segue ampliando a capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jupiá em 70 litros por segundo.

Já a ETE Souza Dias que é nova, está sendo construída com capacidade de tratamento inicial em 100 litros de esgoto bruto por segundo.

VEJA VÍDEO: Obras da ETE Souza Dias avançam em Três Lagoas -http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/obras-da-ete-souza-dias-avancam-em-tres-lagoas

Canteiro de obras - Atualmente, a Sanesul está implantando cerca de 300 km de rede coletora de esgoto, 14 mil ligações domiciliares, elevatórias, um grande canteiro de obras para infraestrutura de saneamento.

Bairros novos estão recebendo a rede de esgoto antes do asfalto, como o Jardim dos Ipês e Jardim Karandá, com um grande número de moradores.

O Sistema de esgotamento de Três Lagoas possui a maior ETE da Sanesul - a Estação de Tratamento de Esgoto Planalto, localizada no bairro Planalto em Três Lagoas, é a unidade com maior capacidade de tratamento em operação pela Sanesul. Inicialmente projetada para tratar uma vazão de 100 litros de esgoto bruto por segundo, recentemente passou por uma ampliação para operar o dobro, ou seja, uma vazão de 200 l/s.

Leia mais aqui: http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/sistema-de-esgotamento-de-tres-lagoas-possui-maior-ete-da-sanesul

“Os últimos anos foram de muito trabalho na região de Três Lagoas. A atenção dada para a terceira maior cidade do Estado reflete no compromisso firmado pelo Governador Reinaldo Azambuja com a população. Essas obras em saneamento garantem saúde e qualidade de vida para quem mora na cidade, ao mesmo tempo deixa Três Lagoas pronta para receber novos investidores”, comenta  Helianey Paulo da Silva – Diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Sanesul.

“Estamos acompanhando os investimentos que são feitos em nosso município e as transformações são notadas na saúde pública, eliminado o esgoto a céu aberto nos bairros, e ofertando água tratada aos moradores. Desenvolvimento e saneamento andam juntos para que todos tenham qualidade de moradia. O aumento das redes de esgoto, das redes de distribuição e armazenamento de água tratada, dão tranquilidade para que a prefeitura possa trazer novos investimentos e oportunidades de negócios, aumentando o interesse de empreendedores. A cidade de Três Lagoas merece essa atenção e tem muito que crescer” – comentou Ângelo Guerreiro, prefeito da cidade.