ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Sanesul é parceira do 1º Seminário Estadual de Saneamento e Saúde

O 1º Seminário Estadual de Saneamento e Saúde será realizado nos dias 01 e 02 de junho, no auditório do Crea-MS, em Campo Grande
Escrito por ACOM/SANESUL
23/05/2016 14:37:00    


Estação de tratamento de esgotos de Bonito

Ampliar o acesso à água potável, tratamento de esgoto e destinação adequada do lixo impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas. Universalizar o acesso a toda a população é um desafio para a maior parte das cidades brasileiras e do Mato Grosso do Sul. O assunto será tema do 1º Seminário Estadual de Saneamento e Saúde, realizado nos dias 01 e 02 de junho, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MS), em Campo Grande.

O evento é uma iniciativa da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – MS), Funasa e Governo do Estado em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de Junho) e trará palestras, painéis e mesas redondas com a participação de especialistas nas diversas vertentes do saneamento no Brasil. A palestra inaugural, com o tema “Mais saneamento, menos dengue, zika vírus e chikungunya”, será ministrada pelo presidente nacional da ABES, o engenheiro Dante Ragazzi Pauli. Outro destaque é a participação do diretor executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, com a apresentação de um estudo sobre os benefícios econômicos da universalização do saneamento no país.

O seminário é aberto ao público. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do CREA-MS (http:www.creams.org.br/CursoseEventos/ListadeCursos.aspx) . São esperadas 400 pessoas entre profissionais e estudantes das áreas de engenharia, meio ambiente e saneamento, além de autoridades e interessados no assunto. “Convidamos a todos do segmento para discutir o saneamento enquanto investimento na redução de agravos ambientais e melhoria da saúde pública. Esperamos também a presença de profissionais de áreas relacionadas à vigilância ambiental em saude”, afirma Aroldo Ferreira Galvão, presidente da ABES-MS.

A expectativa dos organizadores é que as ideias e propostas discutidas durante o seminário possam servir de base às políticas públicas voltadas à universalização do acesso ao saneamento nas cidades do estado em três demandas principais: água, esgoto e resíduos sólidos. De acordo com o presidente da ABES -MS, Campo Grande é uma capital privilegiada no que diz respeito à cobertura de rede de água e serviço de esgoto convergindo para a universalização.

No cenário estadual, segundo o técnico, os principais desafios são a ampliação do esgotamento sanitário e também o tratamento adequado do lixo. “A região centro- oeste ainda é uma das piores em atendimento de esgoto, há muito que se fazer. Já a área de resíduos sólidos é ainda mais sensível, pois ainda não temos uma política de coleta, reciclagem e destinação final”, destaca Aroldo Galvão. “Precisamos socializar a importância destes temas com os profissionais do meio, autoridades e estudantes para que estes antes de sair da faculdade possam se posicionar com conhecimento de causa”.

O 1 º Seminário de Saneamento e Saúde é uma iniciativa da ABES -MS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), Funasa e Governo do Estado, com apoio do CREA-MS, Sanesul, Águas Guariroba, Sicredi, UCDB, UFMS, Uniderp e IEMS.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira, dia 01/06/2016

Auditório A

Credenciamento dos participantes. 18h30 às 19h30;

Apresentação Cultural do Coral UCDB. 19h30 às 20h;

Cerimônia de Abertura. 20h às 20h30.

Palestra inaugural: “Mais saneamento, menos dengue, zika vírus e chikungunya”. O saneamento como instrumento de controle e combate as principais doenças endêmicas presentes no cenário da saúde publica brasileira e de Mato Grosso do Sul. 20h30 às 21h30.

Coordenação: Dr. Nelson Tavares – Secretário de Estado de Saúde de MS.

Relator: Engenheiro Aroldo Ferreira Galvão, Presidente da ABES/MS.

Palestrante: Engenheiro Dante Ragazzi Pauli. Presidente Nacional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES.

Coquetel de boas-vindas. 21h30 às 22h30.

Dia 02/06/2016 – Quinta-feira

Painéis. 08h às 12h

Auditório A

Painel I – A Política Nacional de Resíduos Sólidos e seu recorte para Mato Grosso do Sul – Desafios e Oportunidades. 8h às 09h50.

Coordenação: Engº. Sergio Roberto Castilho Vieira, Superintendente da FUNASA/MS

Relatoria: Engº. Fernando Jorge Correa Magalhães Filho, Prof. da UCDB e ABES/MS.

1ª palestra: A busca de um modelo de gestão eficaz. Os desafios do cumprimento da legislação vigente, diante da escassez de recursos para o setor (marco regulatório – Lei 12.305/2010).

Professor Dr. Julio Cesar Gonçalves, Pró-Reitor de Infraestrutura da UFMS.

2ª palestra: O Benchmarking do resíduo sólido. Empreendedorismo com promoção de saúde e preservação ambiental. Filipe Andrade P. Lima, Recicladora ECOSUPPLY.

Painel II – O cenário atual da cobertura de água e esgoto em Mato Grosso do Sul – Retrospectiva e Perspectiva da Universalização. 10h10 às 12h.

Coordenação: Engº. Ednei Marcelo Miglioli -Secretário de Estado de Infra-Estrutura

Relatoria: Engº Odir Garcia Freitas – ABES/MS

1ª palestra: Benefícios Econômicos da Universalização do Saneamento no Brasil.

Palestrante: Edison Carlos, diretor Executivo do Instituto Trata Brasil.

2ª palestra: A Universalização do Saneamento e a Redução de Doenças: A experiência de Campo Grande/MS

Palestrante: Engenheiro José João Fonseca, presidente da Águas Guariroba.

3ª palestra: O mapeamento das carências de infraestrutura de saneamento em MS como forma de orientar uma política de investimentos com mais efetividade.

Palestrante: Engenheiro Ivan Pedro Martins, assessor da Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente da Sanesul.

Mesas Redondas. 14h às 17h20

Coordenação: Jaime Verruk- Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

Relatoria: Engenheiro Jorge Gonda, ABES/MS

1ª Palestra: Gestão Estadual de Resíduos Sólidos. 14h às 15h.

Palestrante: Eliane Crisóstomo Dias Ribeiro de Barros, Gerente de Desenvolvimento e Modernização do Imasul– Instituto do Meio Ambiente de MS.

2ª Palestra: Bases de um modelo estruturante para a questão do lixo urbano. Estratégias de gestão. Das 15h às 16h.

Palestrante: Victor Hugo Mósquera, Diretor do Departamento de Saúde Ambiental da FUNASA/Brasília.

3ª Palestra: Catadores de MS e a solução sistêmica urbana dos resíduos sólidos – cidadania e Governança. 16h20 às 17h20.

Luiz Carlos Cobalchini – Presidente do Fórum Municipal Lixo e Cidadania.

Auditório B – 14h às 17h20

Coordenação: Luiz Carlos da Rocha Lima, diretor presidente da Sanesul.

Relatoria: Rita Terezinha de Queiroz Figueiredo, Sanesul e ABES/MS.

1ª palestra: Indicadores de gestão (perdas e energia): custo operacional de água e esgoto; medidas de incentivo à conexão na rede de esgoto. Financiamento do setor (PPP). 14h às 15h.

Palestrantes: Engenheiro Mário Augusto Loureiro Leite, gerente de Esgoto da Sanesul e engenheiro Elthon dos Santos Teixeira, gerente de Água da Sanesul.

2ª palestra: O papel do órgão regulador. A ferramenta representada pelo PMSB. 15h às 16h.

Palestrante: Professor Doutor Peter Batista Cheung, UFMS.

3ª palestra: A evolução do controle da qualidade da água (automonitoramento). 16h20 as 16h50.

Palestrante: Farmacêutico Marconi Bezerra de Melo, FUNASA.

4ª palestra: O emprego das novas tecnológicas na busca de mananciais alternativos como forma de mitigar o estresse hídrico: reuso da água; captação e armazenamento da água de chuva. 16h 50 às 17h20.

Palestrante: Prof. Aroldo Abussafi Figueiró, UNIDERP.

Encerramento e avaliação. 17h30



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.