Sanesul e Assomasul reafirmam a parceria em nome da universalização do saneamento em MS

Encontro é compromisso das entidades em nome de benefícios para os municípios do Estado, sobretudo, na melhoria da qualidade de vida da população sul-mato-grossense.
09/03/2021 16:14:13

Foto: ASSOMASUL

Presidente Assomasul Valdir Júnior, Presidente Sanesul Walter Carneiro Jr e Prefeito de Bela Vista Reinaldo Piti

Nesta terça-feira (9), o diretor presidente da Sanesul, Walter Carneiro Jr., esteve com o novo presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e prefeito de Nioaque, Valdir Júnior.

Os assuntos tratados na reunião foram a universalização do saneamento básico em âmbito estadual, também a necessidade das prefeituras instituírem o seu plano de saneamento básico municipal.

“A Sanesul é uma parceira da Assomasul e, fundamentalmente, uma parceira dos municípios. Vim colocar à disposição a estrutura da nossa Companhia para fazer gestão e boa política nos municípios que nós operamos, são 68 municípios e 128 localidades”, afirmou o presidente da Sanesul Walter Carneiro.

Além de agradecer a visita do diretor-presidente da Sanesul, Valdir Júnior reafirmou no encontro o compromisso da entidade com as parcerias institucionais que resultem em benefício para os municípios do Estado, sobretudo, na melhoria da qualidade de vida da população sul-mato-grossense.

O diretor-presidente da Sanesul levantou a questão das obrigações legais que o novo marco do saneamento trouxe para os municípios e para as empresas de saneamento em todo País. Ele observou que até o ano de 2033, todos os municípios do Brasil devem ter o esgotamento sanitário universalizado para que a população possa ter acesso ao serviço.

“Trouxemos para os prefeitos esse calendário, que é obrigação comum para nós e importante discutir também com a Assomasul, e sobre a necessidade dos municípios instituírem o seu plano de saneamento básico municipal”, explica Walter Carneiro.

Atualmente, dos 79 municípios do Estado, 61 já aprovaram o plano de saneamento básico.

“Em Mato Grosso do Sul nós fizemos um trabalho muito forte nos últimos anos, 61 municípios já têm o seu plano de saneamento votado e aprovado para atender o que a lei federal determina. Ainda faltam 18 e existe a obrigatoriedade dos prefeitos fazerem essa gestão, levantar, fazer o plano, aprovar na Câmara e ter isso como premissa de desenvolvimento de todos os investimentos de esgotamento sanitário que são feitos nos municípios do Estado”, acrescentou.

Durante o encontro, participou o prefeito de Bela Vista, Reinaldo Miranda Benites, que integra a diretoria da entidade municipalista, e discutiu-se numa das pautas os consórcios públicos municipais.

Acom/Assomasul