Sanesul e Aegea assinam contrato da Parceria Público Privada para universalização do esgotamento sanitário de MS

05/02/2021 14:46:26

O trabalho em conjunto da diretoria da Sanesul e a parceria com a secretaria de governo foi fundamental para o sucesso da PPP da Sanesul.

Dia histórico para o Mato Grosso do Sul com a assinatura do contrato da Parceria Público Privada – PPP do Esgotamento Sanitário. A partir do dia 05 de fevereiro, os moradores dos municípios atendidos pela Sanesul terão em um curto prazo os serviços de coleta e tratamento de esgoto doméstico disponíveis para todos.

Foi na presença de toda a diretoria da Empresa de Saneamento de MS (Sanesul), do Governador do Estado Reinaldo Azambuja, de autoridades e dos empregados da Sanesul, que a parceria foi iniciada com a empresa Aegea Saneamento e Participações S.A., vencedora do leilão realizado em outubro de 2020.

A partir da assinatura, inicia um período de transição de 90 dias para que os sistemas de esgotamento sanitário sejam transferidos da Sanesul para a empresa privada.

GALERIA DE FOTOS DO EVENTO

“É uma data muito importante para todos nós. Chegou o grande dia. Estamos felizes e realizados por termos cumprido a tarefa que nos foi dada, consolidar a PPP da Sanesul após um longo trabalho, que começou há 4 anos, e foi de muitos estudos e fases vencidas. Temos orgulho da plataforma que estamos entregando para a Aegea. A Sanesul é uma empresa sólida que agora vai poder concentrar toda a atenção no abastecimento de água tratada que já é universalizado. Vamos melhorar nossa reservação, distribuição e continuar com nosso padrão de qualidade. Quero dar as boas vindas para a equipe Aegea. Tenho certeza de que brevemente vamos alcançar a nossa meta que é fazer do nosso MS o primeiro Estado do Brasil a ter o esgotamento sanitário universalizado”, disse Walter Carneiro Jr – Diretor Presidente da Sanesul.

A parceria é feita na modalidade de concessão administrativa. A nova parceira terá que aplicar R$ 3,8 bilhões no saneamento de Mato Grosso do Sul, entre investimento e operação. Cerca de 1,7 milhão de moradores serão beneficiadas.

Com a PPP, será possível acelerar a universalização em curto espaço de tempo. A universalização da coleta e tratamento do esgoto doméstico nos 68 municípios onde a Sanesul atua deve ser feita nos primeiros 10 anos de gestão (até 2031).

Radamés Casseb – CEO da Aegea Saneamento e Participações S.A. comentou sobre as expectativas da nova parceria. “A Aegea está pronta para assumir este desafio da universalização do esgotamento em MS. Em nosso planejamento estratégico queremos antecipar os investimentos e estar presente com obras de melhorias do sistema de esgotamento em todos os municípios que a Sanesul está presente. Agradecemos a confiança do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Com a assinatura do contrato da PPP a Sanesul transfere para a empresa privada a operação do sistema do esgotamento sanitário no MS

A empresa vai corresponder esta confiança com obras e melhorias que é nossa especialidade,  colaborar para que o Estado seja pioneiro em universalizar o saneamento no Brasil”.

A Aegea Saneamento e Participações S.A. venceu o pregão com a oferta tarifária de R$ 1,36 (m³). Um deságio de 38,46%, em relação ao preço inicialmente fixado pelo edital, de R$ 2,21 (m³).  Com isso, a companhia definiu a parceria de prestação dos serviços públicos de esgotamento sanitário nos 68 municípios de MS.

Com a PPP, além da universalização num curto espaço de tempo, haverá modernização dos sistemas de esgoto já existentes; melhorias na saúde pública, atração de novos investimentos que deverão gerar aumento de emprego e renda; valorização dos espaços urbanos e a preservação do meio ambiente. Mais um compromisso assumido com a população do Estado de Mato Grosso do Sul.

“Começamos um casamento com a Aegea hoje. E como toda união teremos cumplicidade e compromisso. Compromisso de tornar a universalização de todo o nosso sistema de esgotamento uma realidade. No primeiro momento, nossa previsão era de que em até 10 anos teríamos os 68 municípios com mais de 80 por cento de cobertura. Mas, ao assinar essa parceria com a Aegea, percebi que a universalização do esgotamento sanitário acontecerá bem antes do que estávamos planejando. Ganha o Estado de MS, a população e o nosso governo que é feito de pessoas capazes que encontraram um modelo de negócio que deve ser ampliado para outros setores e segmentos”, afirmou o Governador Reinaldo Azambuja.

Com 42 anos de atuação, a Sanesul já atingiu a universalização do fornecimento da água tratada em todas as localidades operadas. Agora, com a PPP, o compromisso é manter a boa gestão dos recursos hídricos e aumentar progressivamente o índice de cobertura de esgotamento sanitário de MS.

A Sanesul é uma Companhia sólida, destaca-se no cenário nacional por cumprir sua Missão Institucional que é garantir para a população acesso ao saneamento e  melhor qualidade de vida.  Ter o saneamento universalizado é alcançar um patamar superior de dignidade, humanidade e comprometimento com o futuro.

O evento foi transmitido no youtube link -  https://youtu.be/z_mjcfalrks - salvo (a partir dos 54min)

Veja vídeo institucional da Sanesul