Sanesul capacita laboratoristas e técnicos para utilização de novo sistema de análise de água

Nos Laboratórios Regionais da Sanesul são analisadas cerca de 60 mil amostras por ano, de oito parâmetros diferentes (pH, cor, turbidez, cloro, flúor, coliformes totais, E.coli e bactérias heterotróficas)
21/11/2016 09:39:00

Treinamento capacitou para utilização do SAAR

Com o objetivo de facilitar a inserção e o compartilhamento online de dados das análises dos Laboratórios Regionais de Controle de Água, a Gerência de Tecnologia da Informação, por meio do setor de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas, desenvolveu o SAAR (Sistema de Análise de Água das Regionais). O sistema permite a inserção de informações sobre as amostras de água coletadas e análises realizadas, e o compartilhamento desses dados em tempo real, além da geração de relatórios e controle de todas as análises de água realizadas nas gerências regionais.

Treinamento para apresentação e utilização do sistema foi realizado nos dias 16 e 17 de novembro, com a participação de laboratoristas e técnicos de saneamento de todas as dez gerências regionais da Sanesul.  A expectativa é que o sistema comece a ser utilizado nas Gerências Regionais a partir de janeiro de 2017.

“O SAAR foi uma demanda da Gerência de Controle Sanitário (Gecsa) e vai auxiliar em muito o trabalho dos dez Laboratórios Regionais de Controle de Água, que analisam os parâmetros de maior frequência. Nos Laboratórios Regionais são analisadas em torno de 60.000 amostras por ano de oito parâmetros, pH, cor, turbidez, cloro, flúor, coliformes totais, E.coli e bactérias heterotróficas. Essas análises são para monitoramento da qualidade da água distribuída para consumo humano e para atendimento à Portaria 2914 do Ministério da Saúde”, destacou o gerente da Gecsa, José Roberto da Silva Almeida.

De acordo com José Roberto, a partir dos dados das análises lançados no sistema SAAR, são extraídos relatórios para o índice de Qualidade da Água fornecida pela Sanesul, os relatórios publicados nas contas mensais de água, para que a população acompanhe a qualidade da água que consome, e para o Relatório Anual de Informação ao Consumidor, conforme o Decreto 5440, também do Ministério da Saúde.

“Trabalhamos para desenvolver soluções, sistemas de informação que atendam as necessidades dos usuários.O SAAR foi baseado nos processos executados no dia a dia dos técnicos e laboratoristas.

Análises de água da Sanesul atendem a rigorosos padrões de qualidade

Antes, tínhamos cinco sistemas diferentes, que não eram integrados, agora é um sistema único no qual são feitas a programação, coleta, analise e fechamento, disponibilizando informações”, explicou a gestora de processos de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas, Dulce Garcia.

O técnico em saneamento da Gerência Regional de Ponta Porã, Valdemar Couvelo, que utilizou o sistema durante um mês para testar as novas funcionalidades e participou do treinamento, destaca que a melhoria no trabalho do dia a dia. “Um sistema único facilita o nosso trabalho, além de que antes não era online e era mais difícil para compartilhar os dados das análises. Agora os laboratoristas, técnicos, gestores e gerente podem acessar e verificar o trabalho em tempo real. E o curso veio para finalizar este trabalho, ensinando como utilizar o sistema”.

Apenas nos dez Laboratórios Regionais da Sanesul são realizadas cerca de 60 mil análises por ano