ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Sanesul, 41 anos: pronta para consolidar a primeira Parceria Público-Privada

No final de outubro, a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do sul vai conhecer a sua parceira para os próximos 30 anos de investimentos no Estado. Esta união de forças vai consolidar MS como pioneiro a universalizar o saneamento no Brasil
Escrito por ACOM/SANESUL
16/10/2020 16:28:38    


Foto: Acom

Estação de Tratamento de Esgoto em Dourados

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul – SANESUL está bem perto de firmar a sua primeira Parceria Público-Privada (PPP). A empresa que será parceira da Estatal para os próximos 30 anos de investimentos no setor será conhecida no final de outubro. É quando acontece o leilão virtual do processo licitatório que irá definir a empresa da PPP que será realizado pela Bolsa de Valores de São Paulo.

Um estudo minucioso que demorou meses para ficar pronto, e revelou a modelagem econômico-financeira proposta pela companhia para o saneamento das próximas décadas. Diversas empresas fizeram o credenciamento desde o início de Junho/2020, realizaram visitas técnicas nas instalações operacionais dos municípios atendidos pela estatal em MS.

A empresa vencedora do certame deverá, em parceria com a  Sanesul, operar o sistema de esgotamento sanitário nos 68 municípios do Estado por 30 anos. A previsão é de que, em até 10 anos, todas das cidades atendidas pela estatal tenham coleta e tratamento do esgoto doméstico com o nível máximo de cobertura, ou seja, o serviço universalizado.

A expectativa é de uma injeção direta de recursos na ordem de RS 3,8 bilhões em todo o sistema de esgotamento sanitário de MS.

Com a PPP, além da universalização num curto espaço de tempo, haverá modernização dos sistemas de esgoto já existentes; melhorias na saúde pública, atração de novos investimentos que deve gerar o aumento de emprego e renda; valorização dos espaços urbanos e a preservação do meio ambiente.

Com 41 anos de atuação, a Sanesul já atingiu a universalização do fornecimento da água tratada nas localidades operadas.

“Nosso compromisso é manter a boa gestão dos recursos hídricos e aumentar o índice de cobertura de esgotamento sanitário no Estado. Com a Parceria Público-Privada, vamos antecipar investimentos para garantir a universalização, melhorando a qualidade de vida dos sul-mato-grossenses. Estamos caminhando de forma estruturada, para consolidar o projeto comandado pelo Governo de Mato Grosso do Sul como o primeiro Estado do país a garantir ao cidadão a universalização do saneamento”, comentou o diretor presidente Walter Carneiro Junior.

 O edital de concorrência e seus anexos foram disponíveis no site http://www.sanesul.ms.gov.br/licitacao/tipolicitacao/Concorrencias

 

Leia mais sobre a PPP da Sanesul

http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/entrevista-presidente-da-sanesul-fala-sobre-ppp-do-esgotamento-sanitario-de-ms

http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/sanesul-se-prepara-para-consolidar-a-primeira-parceria-publico-privada

http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/sanesul-investe-em-novas-estacoes-de-tratamento-de-esgoto-no-estado

http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/tratamento-do-esgoto-servico-essencial-e-desafiador-em-ms

http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/sanesul-apresenta-modelo-de-negocio-da-ppp-nesta-terca-feira-11

http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/mensagem-do-diretor-presidente-da-sanesul-walter-carneiro-jr5725

http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/governo-e-sanesul-apresentam-modelo-de-negocio-em-roadshow-virtual

http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/autoridades-de-ms-apresentam-projetos-de-infraestrutura-na-b3-em-sp

http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/conselho-administrativo-da-sanesul-autoriza-licitacao-da-ppp-parceria-publico-privada

http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/governo-realiza-amanha-audiencia-publica-da-ppp-de-esgotamento-sanitario

http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/governo-publica-abertura-de-consulta-e-audiencia-publica-da-ppp-de-esgotamento-sanitario

 

 



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.