Projeto implantado na Sanesul ganha Prêmio Sul-Mato-grossense de Inovação na Gestão Pública

De 41 projetos inscritos, Sistema de Avaliação de Imagem e Segurança (SAIS), de autoria de Alexandre Troche Nicolau (da Gerência de Desenvolvimento Empresarial da Empresa de Saneamento de MS), foi finalista e conquistou o segundo lugar
19/11/2018 17:24:00

O Sistema de Avaliação de Imagem e Segurança (SAIS), adotado neste ano pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul, de autoria de Alexandre Troche Nicolau - supervisor de processos da Gerência de Desenvolvimento Empresarial (Gedes) da Sanesul-, foi premiado nesta manhã no XIII Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública, no auditório da governadoria. De 41 inscrições, na modalidade Práticas Inovadoras de Sucesso, o projeto conquistou o segundo lugar.

Das mãos do governador Reinaldo Azambuja, do secretário de Estado de Administração e de Desburocratização, Carlos Alberto Assis, do diretor-presidente da Escola de Governo, Wilton Paulino Jr, o colaborador da Sanesul Alexandre Troche Nicolau recebeu o cheque de R$ 4 mil, acompanhado de seus diretores, o financeiro André Soukef e o de Obras José Carlos Queiroz. “Chegar até aqui é uma grande vitória e receber esse incentivo é extremamente importante, porque estamos vivendo uma mudança onde é fundamental implementar na gestão pública práticas com maior eficiência”, comentou Alexandre Nicolau, feliz pela premiação.

O diretor financeiro da Sanesul, André Soukef, parabenizou a iniciativa do Governo. “É bom para nós e é bom para o Estado incentivar o servidor a participar e a buscar a inovação. Só contribui para a melhoria do serviço público, quando ele inova e encontra alternativa”, afirmou o diretor Soukef que, também, manifestou satisfação com o resultado do concurso. “Agradeço ao Sr. Luiz Rocha (diretor-presidente da Sanesul) que desde o começo apoiou a implantação desse projeto SAIS. Estamos felizes com a premiação e achamos muito justo o primeiro lugar ao Corpo de Bombeiros”.

Idealizado pelo capitão Fábio Pereira de Lima, do Corpo de Bombeiros, o projeto “Cão Herói, Cão Amigo” para atender crianças e idosos foi o campeão da categoria “Práticas Inovadoras de Sucesso” e recebeu o cheque de R$ 6 mil. Cerca de 20 cachorros de diferentes raças auxiliam psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais em suas atividades com os pacientes nos municípios de Campo Grande e Coxim.

Os bichos encantaram a plateia durante a premiação.

“São muito lindos”, comentaram as cerimonialistas do evento, organizando as poses para fotos.

Já o terceiro lugar nesta categoria foi da Soraia Hungria, da Secretaria de Estado de Educação (SED), com o projeto Avaliação institucional externa de Mato Grosso do Sul, que recebeu R$ 2 mil.

Escola de Governo

Realizado pela Fundação Escola de Governo (Escolagov), o XIII Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública – edição 2018 premiou também ideias inovadoras implementáveis. O primeiro lugar foi a proposta de implantação de sala de situação com foco na gestão orientada para resultados no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), do servidor Edson Costa dos Santos
Órgão: Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.

A segunda colocação ficou para Amanda Sara Silva Vieira, da Procuradoria Geral do Estado, com o projeto Hackaton de inovação de dados do Governo de MS. O terceiro lugar foi a reintegração social e cidadania do egresso – cursos periódicos de reintegração social e cidadania para o egresso -, de Sofia Rodrigues da Silva da Agepen.

O governador Reinaldo Azambuja destacou a importância de todos os 77 projetos inscritos, sendo 36 propostas apresentadas no formato de Ideias Inovadoras Implementáveis e 41 na modalidade Práticas Inovadoras de Sucesso, mesmo não sendo classificados como finalistas. “O importante é participar. Na administração pública não existem milagres. Fazemos gestão buscando eficiência e resultados. Por isso, é fundamental trazermos para dentro da gestão pública essas boas práticas que melhoram a prestação de serviço aos cidadãos”, enfatizou o governador.

Também participaram da cerimônia: o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, de Educação Maria Cecília Amendola da Motta e de Saúde Carlos Coimbra; os deputados estaduais Beto Pereira, Felipe Orro e Paulo Corrêa; representantes de fundações, autarquias do Estado e colaboradores das secretaria e empresas que concorreram aos prêmios.

Foto: Neiba Ota

Colaboradores da Sanesul prestigiaram evento