Prefeito e vereadores de Brasilândia participam de reunião sobre revisão de metas

05/11/2019 14:13:04

Equipe da Sanesul se reuniu com autoridades de Brasilândia para revisar as metas do contrato de programa

O Prefeito, Dr. Antonio de Pádua Thiago, e vereadores de Brasilândia, estiveram na sede da Sanesul para reunião de revisão contratual do plano de metas estabelecidas no Contrato de Programa, firmado entre a empresa e o respectivo município.

Além disso, Brasilândia ganhou reforço do Avançar Cidades- Seleção Contínua, de R$ 8,6 milhões, para obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário que entram num cronograma de execução para os próximos anos.

Na atual gestão do Governo do Estado, a Sanesul tem investido cerca de R$ 1,6 milhões de recursos próprios para melhorar o abastecimento de água e a coleta e tratamento do esgoto.

Na prática, foram executadas mais redes de distribuição de água e ligações domiciliares acompanhando o crescimento populacional. Isso significa que mais moradores passaram a ter água potável nas torneiras. A cidade conta com 2 reservatórios apoiados e 2 elevados para atender a demanda.

Coleta e tratamento de esgoto

Investimentos na estação de tratamento, mais redes de coleta e ligações domiciliares, elevaram o município ao grupo das cidades de MS com melhor índice de cobertura de esgotamento, 90%.

Em Brasilândia, a Sanesul reabilitou a Estação de Tratamento de Esgoto- ETE, que passou a atender de forma mais eficiente todo o município, com tratamento do esgoto doméstico coletado.

Revisão de metas

A Sanesul Instituiu um Grupo de Trabalho multidisciplinar para Revisão de Metas de todos os Contratos de Programa assinados em atendimento aos requisitos da Lei 11.445. A revisão de metas é uma exigência contratual que acontece em um prazo pré- determinado. Todos os municípios operados pela Sanesul passam por esse processo de revisão e possuem um Plano de Investimentos em saneamento para os próximos anos, com estudos de viabilidade técnica e econômica dos projetos.

Depois de atingir a universalização do fornecimento de água tratada nas localidades operadas, o compromisso da estatal é manter a qualidade do abastecimento e aumentar progressivamente o índice de atendimento em esgotamento sanitário, impactando positivamente na qualidade de vida e no bem-estar da população residente em Mato Grosso do Sul.