Prefeito de Deodápolis participa de reunião sobre revisão do Contrato de Programa

20/08/2019 08:09:42

Foto: Acom

Prefeito de Deodápolis, Luiz Valdir Sartor, em reunião na Sanesul para revisão das metas

O Prefeito de Deodápolis, Luiz Valdir Sartor, esteve na sede administrativa da Sanesul para a reunião de revisão contratual das metas estabelecidas no Contrato de Programa, firmado entre a empresa e o respectivo município.

O Plano de Investimento prevê várias obras e melhorias no Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), buscando elevar a cobertura de esgoto da área urbana do município para 76% até 2023.

A Sanesul já está reabilitando a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com capacidade de tratar 5 litros de esgoto bruto por segundo, e executando a rede coletora de esgoto. O valor atual sendo investido é de R$ 558.390,00 mil reais de recursos próprios da empresa.

É uma etapa importante para o desenvolvimento da cidade, pois a área de saneamento está diretamente ligada à saúde pública e qualidade de vida dos moradores. A falta de tratamento dos esgotos e condições adequadas de saneamento pode contribuir para a proliferação de inúmeras doenças parasitárias e infecciosas. E, a disposição adequada dos esgotos é essencial para a proteção da saúde pública.

Revisão de metas

A Sanesul Instituiu um Grupo de Trabalho multidisciplinar para Revisão de Metas de todos os Contratos de Programa assinados em atendimento aos requisitos da Lei 11.445. A revisão de metas é uma exigência contratual que acontece em um prazo pré- determinado. Todos os 68 municípios operados pela Sanesul passam por esse processo de revisão e possuem um Plano de Investimentos em saneamento para os próximos anos, com estudos de viabilidade técnica e econômica dos projetos.

Depois de atingir a universalização do fornecimento de água tratada nas localidades operadas, o compromisso da estatal é manter a qualidade do abastecimento e aumentar progressivamente o índice de atendimento em esgotamento sanitário, impactando positivamente na qualidade de vida e no bem-estar da população residente em Mato Grosso do Sul.

Sistema de Abastecimento de Água - Recentemente, a Sanesul ampliou o fornecimento de água no município. A cidade conta com um reservatório com capacidade de armazenar 500 mil litros de água tratada para atender a população local. Na mesma frente de trabalho, foram executados 9.576 metros de rede de distribuição que ampliaram substancialmente o Sistema de Abastecimento de Água no município.

Saiba mais: http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/governo-do-estado-amplia-distribuicao-de-agua-em-deodapolis