ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Planejamento garante qualidade de operação em Porto Murtinho

Escrito por ACOM/SANESUL
09/08/2019 15:45:42    


Foto: Acom

ETA (Estação de Tratamento de Água) em Porto Murtinho

Atendida pela Sanesul, Porto Murtinho é uma das cidades de Mato Grosso do Sul com melhor índice de esgotamento sanitário. De acordo com o setor de projetos e meio ambiente da estatal, a cobertura ultrapassa os 90%.

“O bom desempenho é fruto de vários fatores. São investimentos que o governo do estado aplicou nos últimos anos em saneamento, e a manutenção constante que acompanha o crescimento da população. Assim, quando a cidade cresce, a rede de coleta de esgoto também aumenta’’, comentou Helianey Paulo da Silva, Diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Sanesul.

Todos os municípios operados pela Sanesul possuem um Plano de Investimento adequado para atender a demanda e dinâmica local. É um planejamento dos recursos para o curto, médio, e longo prazo, no período da concessão dos serviços, com estratégias que serão adotadas para investir rumo aos objetivos preestabelecidos. E, a partir desses objetivos a empresa faz uma revisão das metas, em um período predeterminado, que pode decidir onde é melhor alocar os recursos.

“É dessa forma que Porto Murtinho atingiu a universalização do abastecimento de água, e agora segue para uma universalização do esgotamento sanitário. A importância do saneamento ultrapassa a questão social, já que impacta a saúde pública, o meio ambiente e a economia. Com apoio local, conciência e boa gestão, é possível ter bons resultados”, complementou o diretor.

Sistema de abastecimento de água - Porto Murtinho tem a produção baseada em captação superficial. Possui uma captação sobre o rio Paraguai que envia água bruta até a ETA (Estação de Tratamento de Água) que tem uma produção de 100,6 m³/h.

A Sanesul mantém ativos dois reservatórios semi-enterrados (RSE-001 e RSE-002) com capacidade de 700 m³ cada. E um reservatório elevado (REL-001) com capacidade de 200 m³.

Totalizando uma reservação de 1.600.000 litros de água para atender de forma segura e eficiente a população do município.

Investimentos - Na atual gestão, Porto Murtinho recebeu mais de R$ 5 milhões de reais em obras, integralmente aplicados nos sistemas de água e esgoto.

Recentemente, foi feita a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário com várias melhorias na ETE - Estação de Tratamento de Esgoto e nas estações elevatórias. Paralelamente, foram executados mais redes de coleta de esgoto e novas ligações domiciliares.

40 anos

Em 40 anos, completados este ano, o Governo do Estado de MS atingiu a universalização do fornecimento de água tratada nos 68 municípios e 60 distritos atendimentos pela estatal. Agora, o compromisso é manter a qualidade do abastecimento com água potável nas localidades operadas e aumentar progressivamente o índice de atendimento em esgotamento sanitário, impactando positivamente na qualidade de vida e no bem-estar da população residente em Mato Grosso do Sul.

É importante ressaltar que os números da Sanesul são referentes apenas às localidades operadas pela empresa. A Sanesul não opera em 11 localidades, inclusive a Capital Campo Grande, os assentamentos e a zona rural.


Foto: Acom

Captação sobre o rio Paraguai



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.