Publicado em 14/05/2019 15:04:34    

Obras da Sanesul levam qualidade de vida a milhares de famílias em Jardim

Sanesul está implantando 42,8km de nova rede de esgoto e 2.329 ligações domiciliares

Unidade da Sanesul em Jardim

Atualmente a Sanesul está executando obras de ampliação e melhorias nos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da cidade de Jardim. Um exemplo do que está em execução é a construção de 42,8km de nova rede coletora de esgoto e 2.329 ligações domiciliares.

“São quase R$6 milhões em recursos próprios da Sanesul em obras que estão em execução de água e de esgoto. É um investimento necessário e que está transformando o saneamento básico em Jardim”, disse o diretor de engenharia de meio ambiente da estatal, Helianey Paulo da Silva.

O diretor ressalta os benefícios dessas obras para população. “Muitas pessoas ainda não sabem da importância desse tipo investimento, mas é fundamental para garantir a preservação ambiental e evitar doenças, tais como diarreia, leptospirose, hepatites infecciosas (A e E)”, explica o diretor.

Outro aspecto importante mencionado pelo diretor é a preservação do Meio Ambiente. “Todo esgoto que a Sanesul coleta é tratado adequadamente segundo as normas ambientais vigentes”.

Qualidade da água

De acordo com o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior, a qualidade da água distribuída à população é uma prioridade e a estatal tem avançado muito na área de saneamento básico.

Obras de rede de esgoto em Jardim

Em 2018, por exemplo, foi entregue à população de Jardim uma Estação de Tratamento de Água (ETA).

“Além disso, Sanesul possui 11 laboratórios que fazem o monitoramento da água que é distribuída para a população. Um desses laboratórios fica na cidade de Jardim, na Avenida XX. Isso reafirma a missão da Empresa que é gerir serviços de qualidade em abastecimento de água e esgotamento sanitário, contribuindo para a saúde pública, a preservação ambiental e o desenvolvimento social e econômico de Mato Grosso do Sul”, concluiu.

Emancipação político-administrativa  

Jardim comemora hoje 73 anos e conta com o apoio da Sanesul. Na atual gestão, o município possui uma conta de investimentos de R$ 17 milhões em obras (executadas/ execução/ a executar). Maior parte desses recursos dos últimos anos foram para o Sistema de Esgotamento Sanitário, atualmente prioridade para a Sanesul, que busca a universalização do acesso da população ao tratamento de esgoto nas cidades onde opera.

Recentemente, foi realizada a revisão de metas que prevê aumento da cobertura de esgoto em Jardim. No final de contrato, está previsto o município chegar aos 82% de cobertura de esgoto.

Saiba mais: http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/revisao-de-metas-preve-aumento-da-cobertura-de-esgoto-em-jardim  


Sanesul em Jardim atende a milhares de pessoas com distribuição de água com qualidade



ACOM/SANESUL