ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Obras ampliam para 83% a cobertura do sistema de esgotamento sanitário em Dourados

Nova estação de tratamento de esgoto entregue foi projetada para atender vários bairros; redes de coleta e ligações também foram concluídas o que eleva o acesso da população ao serviço
Escrito por ACOM/SANESUL
08/10/2020 08:29:24    


ETE IPÊ Dourados

Uma das obras mais importantes para a cidade de Dourados é a nova Estação de Tratamento de Esgoto – Ipê que foi entregue no dia 02 de outubro pela Sanesul e Governo do Estado.

Com capacidade de tratar até 100 litros de esgoto bruto por segundo, ela já possui um projeto de ampliação para mais 100 litros. Quando ampliada, ela será a segunda maior ETE em capacidade da Sanesul em atividade, junto com a ETE Planalto de Três Lagoas. 

O sistema operacional da ETE Ipê é composto por gradeamento e desarenador, seguido de Reator Anaeróbio do tipo UASB (são 02 unidades), filtro biológico percolador e decantador secundário. Além disso, ela possui uma elevatória e um laboratório operacional.  

A ETE Ipê foi projetada para receber os efluentes domésticos de muitos bairros de Dourados, em torno de 50, sendo que grande parte deles já possui a rede de coleta e ligações domiciliares prontas.

Entre os bairros que podemos citar: o Jardim Guaicurus, Estrela Poravi I e II, Parque dos Beija-Flores, Jardim Colibri (Partes), Parque dos Jequitibás, Estrela Vera, Joquei Clube, Canaã IV e parte do II,  Parque das Nações I e II, Vila São Braz, Ponte Branca,  São Cristóvão, João Paulo II,  Vila Ubiratan, Jardim Brasília, Jardim Guanabara,Jardim Yoshikawa,Vila Guarani,  Vila São Francisco, Jardim Maipu, Jardim Maracanã, Estrela Pytã,  Parque Residencial Pelicano,Estrela Hory, Canaã I,  Monte Líbano,  Vila Icassati, Vila Mary, Continental , Vila Arapongas , Jardim Santa Brígida , Jardim dos Estados, Jardim Piratininga, Jardim Aydê, Jardim Porto Belo, Jardim Vitória I e II, Jardim Carisma, Jardim Parati, Jardim Morada do Sol, Vila Nova Esperança , Jardim Santa Hermínia, Residencial Pantanal , Jardim Santa Maria, Caiman, Jardim Marcia, Jardim Guarujá, Jardim Ibirapuera, Dubai I e II, Esplanada, Vival dos Ipês, Jardim do Bosque. 

Essa obra e investimento faz parte de uma grande ação do Governo do Estado que está empenhado na busca pela universalização do serviço de esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul.

Os recursos da obra são provenientes do Governo Federal e contrapartida da Sanesul.

Com a conclusão da ETE Ipê, Dourados tem cinco estações de tratamento de esgoto funcionando para atender a população.

 

No dia 02 de outubro foram entregues as seguintes obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário em Dourados: A Estação de Tratamento de Esgoto – IPÊ , cinco estações elevatórias; 263.426 metros de rede coletora de esgoto; 12.656 ligações domiciliares de esgoto; e a execução de 2.947 metros de rede coletora e 203 ligações domiciliares de esgoto no Residencial Social Guassú. O investimento foi de R$ 44.779.095,13. As obras ampliaram para 83% a cobertura do sistema de esgotamento sanitário em Dourados.

 

 



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.