ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Gestores da Sanesul conhecem operações de esgoto realizada pela Sanepar

Equipe conheceu na Sanepar o processo de limpeza das Estações Elevatórias de Esgoto e a aplicação da NR-33, que trata da segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados
Escrito por ACOM/SANESUL
24/05/2016 10:39:00    


Visita ao laboratório da Sanepar

Equipe técnica da Sanesul esteve na Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) para conhecer o processo de limpeza das Estações Elevatórias de Esgoto e a aplicação da NR-33 (Norma Regulamentadora), que trata da segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados, como galerias subterrâneas, poços, entre outros. A visita, realizada pela gestora de processo de Segurança do Trabalho, Keila Rocha Barbosa, pelo gestor de processos de Esgotamento Sanitário, Lafaiette Silva Oliveira e pelo gestor de projetos de esgoto Thiago Pereira Vieira, aconteceu nos dia 16 e 17 de maio, na sede da Companhia em Curitiba.

O químico industrial da Sanepar, Gilmar Javorski Gomes da Cruza companhou a equipe da Sanesul durante toda a visita, juntamente com Luiz Antônio Lopes, responsável pela gestão de processos de esgoto e desenvolvimento de contratos de Cascavel.

"A visita foi de suma importância para aperfeiçoarmos a nossa prática profissional, observando as técnicas, os procedimentos e a forma de trabalho de uma empresa de saneamento referência no cenário nacional. Esta experiência foi algo enriquecedor e motivador pois, observar a preocupação de todos os empregados com a segurança do trabalho e o zelo com seus equipamentos de proteção individual, foi fantástico", destacou Keila Rocha Barbosa.

De acordo com o gestor de projetos de esgoto Thiago Vieira, a visita permitiu a criação de um canal de intercâmbio de informações com a Sanepar. "Eles já passaram por muitas situações que estamos passando atualmente com relação a operação dos sistemas de esgoto, já encontraram soluções para as dificuldades.

Equipe da Sanesul tira dúvidas sobre operações da Sanepar

A Sanepar é uma estatal de que atende 97% de cobertura de esgoto na capital, Curitiba, e eles tem eles têm iniciativas acertadas que podemos utilizar na Sanesul, especialmente quanto à dificuldade do trabalho em espaços confinados", afirmou, elogiando a colaboração dos técnicos da Sanepar.

"Gostei dos procedimentos para limpeza das estações elevatórias e da receptividade que tiveram com a gente. A equipe da Sanepar foi muito solícita e sanaram muitas dúvidas. Pudemos trazer bastante informações para implantar na Sanesul, vamos apresentar as informações que coletamos para a Diretoria e verificar a possibilidade de avançar em nossos procedimentos", completou Lafaiette Silva Oliveira.

Roteiro na Sanepar

No dia 16 de maio, os gestores da Sanesul visitaram o Museu do Saneamento da Sanepar, onde puderam conhecer um pouco da história da companhia com o auxílio do engenheiro civil Gil Alceu Mochida. Em seguida, foi realizado um bate-papo para que os funcionários da Sanesul pudessem esclarecer dúvidas sobre o trabalho realizado na Sanepar.  Participaram do bate-papo o técnico operacional de processo de esgoto de Curitiba,  Alessandro Gian Perini e o engenheiro civil Demétrius Mestre Dallalana.

Já no dia 17, foi realizada visita nas instalações do Laboratório Central da Sanepar e ao prédio do Processo de Esgoto. Em seguida, a equipe da Sanesul acompanhou a limpeza do poço da Elevatória, com atendimento à NR 33 e o trabalho de telediagnóstico na rede coletora de esgoto no bairro Bacaxeri. A visita foi acompanhada pelo coordenador da Operação Industrial de Esgoto, Eduardo Pegorinni e pelo gestor de Contratos Processo Esgoto de Curitiba, Luiz Armando Soares Belani.

 



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.