Funcionário da Sanesul, poeta, recebe troféu na Câmara Municipal de Dourados

“Gotas de Poesia de um Jovem Poeta” foi o escolhido de 2019
15/08/2019 10:50:09

Marcos Coelho Cardoso trabalha há 15 anos na Sanesul

Há 15 anos na Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), Marcos Coelho Cardoso, tem se dedicado em sua atividade dentro da empresa, atendendo as pessoas, sem deixar de lado a arte da escrita.

Membro titular da Academia Douradense de Letras, ocupa a cadeira nº 06, tendo como Patrono o Marechal Cândido Rondon. É, também, Membro Correspondente na Academia de Letras de Teófilo Otoni no Estado de Minas Gerais. Autor e escritor, atua de forma efetiva a dar relevo a atividades culturais e literárias no país e no exterior. Presidiu a Academia Douradense de Letras durante dois mandatos e neste ano recebeu o Prêmio “Ildefonso Ribeiro da Silva” pela publicação do livro de sua autoria - Gotas de Poesia de um Jovem Poeta.

Marcos Coelho possui graduação em Letras - Licenciatura Português/Literatura, pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e experiência na área com ênfase em ‘Letras: Língua Portuguesa, Literatura e Redação, Revisão Gramatical de Textos’, Especialização em Educação Especial e Especialização em Língua Portuguesa, Literatura e Artes, pela Faculdade Iguaçu (Paraná). Já atuou como monitor de Ensino em Graduação da disciplina Fundamentos Gramaticais, foi Educador Ambiental por três anos na Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), onde recebeu o Prêmio Marco Verde 2014 e o X Prêmio de Gestão Pública na Área do Meio Ambiente.

Poeta, escritor, autor, palestrante e servidor público, Marcos Coelho Cardoso, disse que os ponteiros do relógio de sua vida são movidos pelo amor incondicional em tudo que se propõe a fazer.

Foto:Acom

Ele é membro titular da Academia Douradense de Letras

“Amo tudo que faço e faço tudo que amo, quando as coisas não estão favoráveis, me reinvento, amenizo e transformo momentos ruins em algo bom! Não existe mágica ou segredo, apenas me permito viver e fazer o melhor.” se definiu o poeta.

Concorreram com Marcos Coelho ao prêmio literário o poeta Adail Alencar (poema ‘O Complô’), e os escritores Brígido Ibanhez (‘Martí; Sem a luz do teu olhar’), Graciela Chamoro (‘Povos indígenas de Mato Grosso do Sul’), José Alberto Vasconcellos (‘O choro dos anjos’), José Laerte Cecílio Tetila (‘Marçal de Souza Tupã’Í, um Guarani que não se cala’) e Paulo Henrique Pressoto (‘Aleia Sangue’).

O Prêmio ‘Ildefonso Ribeiro da Silva’, dedicado ao professor Ildefonso Ribeiro da Silva, pernambucano da cidade de Exu, onde nasceu em 1934, contempla a produção literária regional e é concedido, uma vez por ano, ao escritor que tem se destacado nesse quesito. Ildefonso é membro fundador da ADL (Academia Douradense de Letras), entidade que presidiu por duas vezes, nos biênios 2000/2002 e 2004/2006. Ele morreu em 21 de abril de 2008 em Dourados.