Dia da Árvore: Sanesul dá início à Plano de Recuperação de Área Degradada em Ribas do Rio Pardo

Em ato simbólico, alunos de escola estadual plantam 30 mudas de árvores de espécies nativas na ETE de Ribas do Rio Pardo, em alusão ao Dia da Árvore
22/09/2016 16:57:00

Alunos plantaram 30 mudas de árvores nativas

Pensando na importância das árvores para o meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida, a Sanesul organizou uma programação especial em comemoração ao Dia da Árvore. Na manhã desta quarta-feira (21), em Ribas do Rio Pardo, a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul deu início à execução do Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD), com o objetivo recuperar as Áreas de Proteção Permanente (APP) do Córrego Cabeceira da Lagoa e do Ribeirão das Botas, na Estação de Tratamento de Esgotos de Ribas. Na ocasião, foi promovido um ato simbólico com o plantio de 30 mudas das espécies Aroeira, Buru e Ipês branco e roxo, com a participação de 40 alunos da Escola Estadual Dr. João Ponce de Arruda, além de distribuição de cartilhas com orientações sobre como realizar o plantio corretamente.

O evento contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Ribas e da Nativa Ambiental, empresa que venceu a licitação para realizar o PRAD.

“A recuperação de áreas degradadas é o processo de auxílio o restabelecimento de um ecossistema que não mais se encontra em seu estado natural. Essa ação com os alunos é uma abertura simbólica desse projeto de recuperação que será acompanhado ao longo de três anos por uma equipe especializada para garantir a sobrevivência e desenvolvimento das espécies nativas”, declarou a gestora de processo de Educação Ambiental da Sanesul, Cleide Regina Pinheiro Martins.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente do município, Marcelo Angelo, o evento ressaltou a preocupação de preservar a natureza. “A Sanesul é parceria da Prefeitura para solucionar os problemas ambientais, e essa ação demonstrou a preocupação de também repassar para os mais jovens essa conscientização. No momento em que eles mesmos realizam o plantio, passam a adotar outra postura frente às questões ambientais e causas sustentáveis”, declarou.

O estudante Reginaldo Bastos Ferreira Júnior, de 13 anos, plantou uma árvore pela primeira vez e conta como foi a experiência.

Gestora de meio ambiente explicando como plantar as mudas

“Foi muito legal plantar a muda, a gente aprende a cuidar mais do meio ambiente e das árvores”, comentou.

Na opinião professor de geografia Antônio de Oliveira Costa Júnior, que coordenou a ida dos alunos até a ETE de Ribas do Rio Pardo, o ato é simbólico, mas “serve também para fomentar as discussões da educação ambiental e social para um futuro melhor das gerações subsequentes”, concluiu.

Plano de Recuperação de Área Degradada

Por meio da Gemam (Gerência de Meio Ambiente e Ação Social), a Sanesul elaborou o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), que foi protocolado junto ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL). Para execução do Prad, será realizada a reposição da flora característica das áreas degradadas, com o plantio de 590 mudas de espécies nativas em uma área de 5.351 metros quadrados.

“A Sanesul vem trabalhando para sanar os problemas ambientais, por entender que, além do saneamento básico, desenvolver projetos relacionados à preservação ambiental é pensar em um futuro com qualidade de vida melhor”, destacou o gerente de unidade, Jeferson Sandro Machado.

A ETE de Ribas do Rio Pardo foi recentemente ampliada, passando a operar com a capacidade para tratar 20 litros de esgotos por segundo, e durante as obras de ampliação foi observado que as Áreas de Proteção Permanente dos dois corpos hídricos presentes na área da ETE possuíam faixas de vegetação com necessidade de recuperação.

O presidente da empresa Nativa Ambiental, Rodrigo Dener Tabone, explica como será o processo de reflorestamento da área. “Primeiro, fazemos uma análise sistemática do solo para saber a quantidade de nutrientes que será exigido, com o colume de adubo. Abrimos a cova com 30 de diâmetros e 40 centímetros de profundidade. Em seguida, fazemos o plantio e irrigação com uso de gel, que vai favorecer o crescimento das mudas e deixando-as resistentes aos períodos de estiagem. É feita, também, uma vistoria para acompanhar o crescimento e desenvolvimento da árvore”, concluiu.

Alunos da Escola Estadual Dr. João Ponce de Arruda na ETE de Ribas do Rio Pardo

Distribuição de sementes no município