Colaboradores da Sanesul participam de curso

Eletromecânicos das regionais, engenheiros e técnicos da Gema e da Gesaa são selecionados para capacitação em aulas tecnológicas
08/11/2018 14:36:00

Gestor da Gesaa, Alexandre Santos Andrade Monteiro, testa o experimento

Cerca de 20 colaboradores da Sanesul, eletromecânicos das unidades regionais, integrantes da Gema (Gerência de Manutenção) e da Gesaa (Gerência de Sistemas de Abastecimento de Água), participaram durante três dias do curso de Programação de Controladores Lógicos Programáveis, no prédio da Escola Sesi, por profissionais do Senai.

Nesta semana, de acordo com o professor Márcio Portela, foram 20 horas de curso, já em seu segundo módulo. Para ele, que leciona para faculdade tecnológica, foi gratificante atender a turma da Sanesul. “É um pessoal que tem conhecimento técnico, preocupado com a segurança, tem noção sobre como é trabalhar com eletricidade e busca o aprendizado”, comentou o professor.

O gestor da Gesaa, engenheiro Alexandre Santos Andrade Monteiro, comentou que o curso foi solicitado aos trabalhadores que lidam direto com a automação de bombas.

“Com o curso, ajudará na manutenção do maquinário e permitirá evoluir para ampliação na implementação dos sistemas. A ideia é trazer a tecnologia para melhorar os processos”, explicou Alexandre.

Para o engenheiro Aldo Alvarenga do Amaral, da Gema, o aprendizado é válido também para segurança operacional e economia da empresa. “São ferramentas que podem ajudar no combate às perdas, quando reservatório esvazia, podemos ter uma programação selecionada e permitir um uso mais eficiente de energia”, informou.

Colaboradores

A Sanesul investe na capacitação dos colaboradores. As bancadas eletrônicas só estão disponíveis para cursos na unidade, em Campo Grande. Para o aprendizado, os empregados selecionados se deslocaram de suas unidades para a Capital.

José Holanda e Domingos Pereira Mendes viajaram 426 km de Corumbá para Campo Grande e manifestaram que, apesar da distância, voltariam satisfeitos. “Estamos numa região que precisa de mais pressão para o abastecimento de água, essas aulas de sistema de automoção vão nos ajudar muito”, comentou o eletromecânico José Holanda que trabalha há 4 anos na Sanesul.

Engenheiro José Hamilton no curso

José Holanda e Domingos Pereira Mendes da Unidade de Corumbá