Após implantação em Dourados, Sanesul vai estender a todas as unidades software de gestão de equipamentos

O gerenciamento de todos os equipamentos utilizados no sistema de abastecimento de água evita falhas e consequentemente, o desabastecimento por tal motivo
19/08/2016 15:21:00

Diretor e equipe operacional da Sanesul

A manutenção preventiva e o gerenciamento de todos os equipamentos utilizados no sistema de abastecimento de água da Sanesul são fundamentais para a qualidade dos serviços prestados à população, porque diminui falhas nos equipamentos e evita o desabastecimento por tal motivo. Pensando nisso, a Diretoria Comercial e de Operações (DCO) vai implantar em toda a Empresa o projeto piloto para o gerenciamento dos equipamentos que foi inicialmente implantado em Dourados, em 2014.

“Dourados foi escolhido como piloto por conta da complexidade e do porte do sistema. É uma meta da DCO a implantação do software de gerenciamento dos equipamentos, tendo em vista que impacta diretamente no trabalho operacional da Sanesul. A Gerência de Manutenção (Gema) passa a assumir a implantação e o gerenciamento do sistema em todas as unidades. Queremos fazer uma gestão preventiva e preditiva, nos antecipando a problemas em nossos sistemas”, afirmou o Diretor Comercial e de Operações, Onofre Assis. .

Em reunião realizada na segunda-feira (15), na sede da Sanesul, em Campo Grande, o técnico da Regional de Dourados, Evandro Costa Soares, apresentou o software para o diretor Onofre Assis, e sua equipe, para o gerente de Tecnologia da Informação, Altair Fernandes e para o gerente regional de Naviraí, Luciano Pereira. Funcionários da Gerência Regional de Dourados também participaram da reunião.

“É preciso que haja uma confiabilidade nos equipamentos da Empresa, por isso estamos mudando o conceito e executando não apenas manutenções corretivas e preventivas, e sim fazendo a gestão de todos os equipamentos, evitando paradas não planejadas que venham a causar prejuízos para empresa por desabastecimento”, explicou Evandro Costa.

Segundo o técnico, o software já instalado em Dourados permite a identificação de cada equipamento, mostrando toda a sua vida útil, os locais por onde passou, todas as manutenções que recebeu, seus parâmetros operacionais, as peças de reposição, controle de garantia, de fornecedores e custos operacionais. Além de controlar os equipamentos que estão em operação, possibilita também o monitoramento e controle de reservas, como geradores e transformadores.

“A nossa experiência com o sistema de gestão dos equipamentos em Dourados foi muito positiva.

Grupo assiste apresentação do software

Temos 1.078 equipamentos de água cadastrados no sistema na Gerência Regional. A decisão da Diretoria Comercial e de Operações de estender o sistema para toda a Empresa, a partir do piloto implantado em Dourados, é de suma importância para avançarmos na gestão de todos os equipamentos da Sanesul”, afirmou o gerente Paulo Nepomuceno.

Conforme os números registrados pela equipe da Regional de Dourados, quanto maior o número de manutenções preventivas, menor o número de manutenções corretivas. Em janeiro de 2016, por exemplo, foram realizadas 10 manutenções preventivas e 151 corretivas. Já em fevereiro, o número de manutenções preventivas saltou para 40 e as manutenções corretivas caíram para 111.

“A Gerência de Manutenção está montando um planejamento para colocar em operação o software nas demais unidades da Sanesul e dar todo o suporte necessário. É um desafio, mas vamos incorporá-lo em nossa rotina porque é uma prioridade”, concluiu o gerente de Manutenção, Ubirajara Marcheti.